O que é BPO (Business Process Outsourcing)?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, termo que pode ser traduzido como “Terceirização de Processos de Negócios”. Ou seja, se trata de uma empresa que é contratada para realizar atividades para outras empresas.

No entanto, o BPO não se trata de consultoria ou assessoria.

Ao contratar uma empresa BPO, o cliente busca por alguém especializado que possa assumir, de forma integral, um setor ou atividade de importância da empresa — do backoffice ou do front-office.

Lembrando que essa atividade ou setor não pode estar relacionado com o core business da empresa, visto que é uma prática proibida.

Sendo assim, ao optar pelo BPO, a empresa busca, por exemplo:

Um parceiro comercial que se encarregue de toda sua contabilidade, do seu TI ou do setor Jurídico.

Porém, além de know-how, a empresa BPO deve trazer diferenciais que agreguem valor à operação do cliente, como conhecimento qualificado, tecnologia e inovação dos processos.

Dessa forma, reduz custos, passa a focar mais no foco do negócio e pode tornar toda operação mais enxuta e direcionada.

É um modelo de negócio tão eficaz que, de acordo com levantamento da Grand View Research, o mercado de BPO atingiu valor de US$ 237 bilhões em 2020.

Enquanto a consultoria é um serviço de aconselhamento, que propõe um plano de ações e realiza o acompanhamento da sua aplicação. O BPOtem um foco mais estratégico, não se envolvendo de maneira prática na rotina produtiva.

É comum que a consultoria seja composta de muitas conversas, cursos e palestras.

Já a assessoria presta um auxílio de cunho mais técnico e direcionado ao modelo de negócio..

Ou seja, apesar de agir em algumas tarefas práticas, sua ação se restringe a um pedaço do negócio.

Um exemplo é a assessoria financeira, que analisa a saúde financeira da empresa, propõe um plano de ação e atua em conjunto para resolver os problemas.

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